FECHAR
Popup
 
 
 
      Acreditar para esperançar

Todos os tempos requerem posturas proativas para se construir o novo. Instaurar e edificar cenários que estabeleçam com vigor o que almejamos e para os quais nascemos é a grande missão de todos nós. Não podemos deixar para amanhã o que cabe a cada um de nós fazer pessoal ou coletivamente agora. 
É tempo de resgatar o que acreditamos. O que cremos para o ser humano em sua individualidade e também na sua expressão coletiva. Individualismos, narcisismos, egocentrismo e toda sorte de outras manifestações têm mostrado um resultado que não vai ao encontro do comunitário e muito menos favorece ao ideário de fraternidade universal. 
Acreditar que se faz necessário construir uma identidade pessoal e comunitária. Com a força da educação familiar, religiosa e social devemos resgatar a missão das instituições. Elas surgiram para dar suporte para que todos possam sadiamente evoluírem em vista da realização humana. Um ser que não amadurece leva aos outros seres desafios imensos para atingirem a fluidez de seu crescimento. 
Acreditar que é possível construir a vida com base em valores. Cuidar das atitudes, promover hábitos que enalteçam a essência humana; vivenciar valores em todas as dimensões humanas; almejar as virtudes que nos transcendem e revelam em nós e ao mundo a presença do Transcendente. 
Acreditar que é possível lutar pelo bem comum. Superar todas as armadilhas de nosso tempo, que impõe ao indivíduo e à coletividade falsas ideias de realização longe das relações humanas e do bem viver. Viver bem é muito pouco para a realização humana plena. Nossos dons, talentos, habilidades e competências são únicos e irrepetíveis, não há maior riqueza quando os colocamos em benefício de todos. 
Renovam-se as energias para se acreditar que novos tempos virão. Isso é esperançar. Através da meditação, da contemplação de grandes celebrações, encontros, confraternizações e trocas de mensagens vamos revelando que acreditamos em um mundo de paz, justiça e solidariedade.

Isaias Pablo Klin Carlotto Missionário Scalabriniano, Filósofo, Professor e Palestrante

 
Indique a um amigo
 
 
Mais artigos