FECHAR
Popup
 
  •  
     
    ANO DA FAMÍLIA

    Em celebração aos 5 anos da Amoris Laetitia, o Papa Francisco proclamou um ano dedicado às famílias, dia 19 de março na solenidade de São José. Confiemos à Sagrada Família de Nazaré este caminho junto às famílias do mundo inteiro, disse ele.


    Aa iniciativas de trabalho a serem realizadas no período, que vai até 26 de junho de 2022 quando se realizará o Encontro Mundial das Famílias, foi enviado a todas as dioceses, paróquias e todos os setores da Igreja. No comunicado destaca que a pandemia focou mais acentuadamente o papel central da família como igreja doméstica, salientando a importância dos laços entre famílias que fazem da igreja uma família de famílias. O Papa exorta a todos a sermos testemunhas do amor familiar


    O Papa, referindo-se às famílias na exortação, comenta que o matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou mero sinal de compromisso, mas é um dom para a santificação e a salvação dos esposos, porque Deus se faz presente nesta relação e seu amor transparece nas relações conjugais e sociais.


    Este momento oferecido pela Igreja compromete-nos a viver, meditar e rever nossos comportamentos enquanto família, enquanto pais e filhos neste contexto social. A família tem real importância na formação da sociedade, refletindo o que é vivido no seu seio. Se queremos uma sociedade mais fraterna, justa, olhemos para dentro de nossa família e, se precisar, façamos os ajustes necessários na educação e formação de nossos filhos. Sermos testemunhas e missionários comprometidos com vista ao bem comum. 


    Não dispensar a oração em família. Orar é sentir-se tocado por Deus e experimentar seu amor na prática. Sentir Deus agir em nós. Os pais foram consagrados para viver o matrimônio e esta é a nossa vocação e, portanto, nossa primeira missão. O amor conjugal vivido pelo casal se estende a outras pessoas, na família e na sociedade. 


    Vivamos neste tempo dedicado às famílias, de momentos intensos de amor, de relações maduras, de entreajuda, de doação, de gratuidade, cujos frutos são refletidos na vida social e na melhora das relações humanas.


    Celebrando, neste mês o Dia das Mães, externamos um abraço fraterno a todas que dedicaram parte de suas vidas na formação de seus filhos, frutos do amor, e sua dedicação em prol da defesa da vida, Dom de Deus.


    Pensemos nisto


    Paulo Poletto


     
    Indique a um amigo
     
     
    Mais artigos