Dar mais do que sobras

É incrível como Jesus aproveita qualquer situação para apresentar as mulheres como modelo de fé, generosidade ou entrega desinteressada. Para Ele, uma pobre viúva, uma enferma crônica ou uma mãe pagã desesperada podem ser o exemplo a ser seguido por todos. No evangelho de Marcos, por exemplo, uma história muito interessante é relatada.
    Uma pobre viúva aproxima-se silenciosamente de um dos treze cofres de esmolas colocados no recinto do templo, não longe do pátio das mulheres. Muitos ricos depositam ali quantias importantes. O evangelista Marcos relata que, “quase envergonhada, esta viúva joga no cofre suas duas moedinhas de cobre, as mais pequenas que circulam em Jerusalém.” O evangelho conta ainda que o gesto desta pobre viúva não foi observado por ninguém.
    Mas ali pertinho, diante do cofre das esmolas, Jesus está vendo tudo. Comovido, Ele chama seus discípulos. Quer ensinar-lhes algo que só pode aprender de gente pobre: dar algo mais do que as sobras. Esta viúva pobre depositou mais do que qualquer outro, porque depositou tudo o que tinha para viver. A entrega silenciosa e total desta mulher é para Jesus um exemplo claro de generosidade e renúncia a todos os bens, que é a primeira coisa que Ele pede a quem quiser ser seu discípulo.
    Quantos de nós, que nos apresentamos para servir em nossas comunidades nos diversos serviços e pastorais e, em algum momento, arranjamos desculpas para “não fazer” ao invés de procurar alternativas para fazer. Quantos de nós justificamos nossas ausências em nossas comunidades com a falta de tempo, excesso de compromissos, namoro, faculdade, vida profissional, família e por aí vai.
    Por fim, damos apenas o tempo que nos sobra e esquecemos que Deus pede tudo.
    O exemplo da viúva pobre deveria nortear a caminhada de todo aquele que se diz cristão e está envolvido em alguma comunidade-igreja: precisamos dar algo mais do que as sobras.
    Alberto Meneguzzi

Mais artigos