Nossa vida, um projeto

NOSSA VIDA, UM PROJETO

Com a chegada do mundo cibernético, o tempo passa tão depressa que não nos damos conta, muitas vezes, da necessidade que temos de nos reencontrar. A vida é objeto de questionamento, mas é também objeto de releitura e reavaliação: um projeto.

1 – É um projeto, que tem no seu início um dom gratuito e um amor: eu nasci, fui criado e amado antes de eu mesmo ser capaz de amar e de me entregar. Eu nasci numa família, numa cultura, e com uma identidade complexa. Cedo, tomo consciência de que eu sou um projeto: do nascimento até a morte. E é neste período que acontecem guinadas marcantes neste projeto.

2 – Abertura ao mundo dá-se graças à educação, pela convivência familiar e na comunidade/sociedade e aberto à integração na vida social. O projeto de vida está baseado nos meus sentimentos, talentos e habilidades, mas também condicionado pelos limites, deficiências e defeitos.

3 – O matrimônio, sequência natural, vem unir dois projetos diferentes numa mesma missão, onde são descobertos espaços privilegiados para os dois projetos coexistirem, com muita interação e reciprocidade fecundas. Os dois constroem a unidade na diferença. As diferentes culturas familiares, hábitos e costumes são componentes que ajudam a construir um projeto comum. Descobrem a grande missão da vida a dois e encontram espaços para o diálogo, para o perdão, para a necessidade da entreajuda. E, nesta andança, veem a necessidade de partir, sair e ajudar na construção de um mundo fraterno. Descobrem o sentido da felicidade, onde o centro está na doação de si mesmos para uma sociedade melhor. Se o amor conjugal é caminho de felicidade, ele não está menos repleto de provações. Fazem parte as doenças, acidentes, perdas de pessoas próximas, e de obstáculos: A cruz é passagem necessária para se chegar à ressureição e à santidade.

Então, o que fazer? Como cristãos, a oração é o apoio necessário para vencer muitos dos obstáculos e dificuldades que o casal e as famílias encontram. A Palavra de Deus, escrita nos evangelhos, nos ajudam a redimensionar nosso caminhar e endireitar as veredas de nossa vida.

Importante é saber que o nosso projeto de vida nos foi delineado por Deus e a ele devemos dar nossa resposta.

Pensemos nisto.

Paulo Poletto