Os desafios do ser

OS DESAFIOS DO SER

Tudo à nossa volta é relativo ao nosso olhar. O que sentimos passa pela forma como concebemos o mundo que construímos em nossa interioridade. A longa jornada de nosso ser é edificada por uma imensurável fluidez de situações, sucessivos momentos que foram se desenrolando desde o ventre materno.

Cada abraço, olhar, encontro, brincadeira, aprendizado, leitura e outros tantos foram sedimentando e até somatizando o que somos no presente e certo que tem razões nas projeções para o nosso futuro. Contudo cabe a nós posicionar a existência no caminho da realização pessoal e coletiva.

A dinamicidade dos dias atuais impõe ao ser uma postura de altivez. Necessárias posturas para dar retorno às cobranças, pressões e outras discrepâncias. O esperado seria, o ser estar de tal forma trabalhado para o enfrentamento. Na realidade sabemos que nem sempre estamos preparados.

Com o tempo descobrimos que as demandas vão se conformando e ajustando o ser para a adaptação. Bom perceber que nos ajustamos a cada circunstância, para o bem ou para o mal.

A pressão ao indivíduo para que se desenvolva e se torne útil para o mundo, tem performances de crueldade e temos visto que o ser não está mais para o mundo e sim o mundo deverá se tornar para o ser. As imposições ao ser tendem a jogá-lo para o utilitarismo que leva benefícios a uns poucos.

A revolução acontece quando o ser percebe que ele deve primeiro dar razão à sua interioridade, que, sadiamente procura a edificação de seus sonhos. Deve auscultar a si. Não somos uma cultura, que tem em si claro esses processos de percepção de si mesmo.

O empoderamento do indivíduo tem girado em torno de si e desenvolvido prismas que são um engodo em si mesmo. Não é no individualismo, nem mesmo no narcisismo, muito menos no egocentrismo que o ser encontrará caminhos para a sua realização. Isso só tem isolado o ser que nasceu para as relações. É nas relações interpessoais que ele se revela aos outros e se descobre capaz de muito mais. 


Isaias Pablo Klin Carlotto

 
Indique a um amigo
 
 
Mais artigos