FECHAR
Popup
 
  •  
     
    Permanecer no amor

    O verbo “permanecer” é de grande importância no evangelho de São João. Essa palavra aparece cerca de 40 vezes ao longo do 4º evangelho, especialmente no capítulo
    15, onde encontramos a imagem da videira e os ramos: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim” (Jo 15,4). Mais adiante, Jesus explica aos seus discípulos o que significa “permanecer nele”. Nos seus últimos ensinamentos, durante a ceia com os discípulos, naquela noite derradeira, o Senhor deixou o seu testamento espiritual: “Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor” (Jo 15,9-10). 
    “Permanecer” em Jesus ou “permanecer” no seu amor significa, portanto, guardar os mandamentos, ou seja, observá-los; colocar em prática na nossa vida os mandamentos de Deus. Obedecer aos mandamentos, sim, mas não como se fôssemos servos, simplesmente. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai” (Jo 15,15). A função do servo é obedecer, simplesmente, sem questionar
    as ordens que lhe são dadas. O amigo não age simplesmente por obediência, mas porque conhece a razão daquilo que lhe é pedido. 
    Jesus nos deu esse conhecimento da vontade do Pai, dos seus mandamentos. Ele nos deu a conhecer o amor do Pai. Quem faz a experiência desse amor, muda 
    completamente a sua relação com o Deus, entra nessa íntima amizade com Jesus. O amigo não age mais somente por obediência ou por dever, mas por amor. Obedecemos aos mandamentos de Deus não por medo nem por dever, mas unicamente por amor. E quem assim age “permanece em Deus e Deus nele” (1Jo 4,16).
    Os mandamentos não são outra coisa senão a prática concreta do amor ao próximo, pois o amor verdadeiro tem suas exigências, renúncias e sacrifícios. Amar do jeito
    de Jesus significa empenhar a vida, comprometer-se, ser responsável pela vida do outro. Por isso, para o cristão, não existe amor sem cruz. “Não há maior prova de amor
    do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). Esse é o amor que nos faz “permanecer” em Deus. Esse é o amor que nos torna “amigos” de Jesus.

    Pe. Eleandro Teles

     
    Indique a um amigo
     
     
    Mais artigos