Imagem de São Francisco - Claustro do Convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ)
Carta Encíclica Fratelli Tutti
Crédito da foto - Vatican News - PT

O QUE É? A terceira Encíclica do Papa Francisco, depois de Lumen fidei (2013) e Laudato si’ (2015). Foi assinada em 3 de  outubro de 2020 em Assis, Itália.

EM QUE SE BASEIA? Questões de fraternidade e amizade social que preocupam o Papa nos últimos anos.
Temas levantados no Documento sobre Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum que assinou com o Grão Imame Ahmad Al-Tayyeb em fevereiro de 2019.

O QUE PROPÕE? É uma encíclica social dedicada à fraternidade e à amizade social.
Deter-se sobre a dimensão universal da doutrina sobre o amor fraterno.
Refletir para reagir com um novo sonho de fraternidade e de amizade social.
Sonhar como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana.

A QUEM SE DIRIGE? A todas as pessoas que façam desta reflexão uma abertura ao diálogo.

DE ONDE PROVÉM O TÍTULO? Fratelli tutti é uma expressão de São Francisco de Assis (Admoestações, 6, 1). O santo usava-a para propor uma forma de vida com sabor ao Evangelho. São Francisco convidava, todos os homens e mulheres, a um amor mais para além da geografia e do espaço.

COMO ESTÁ ORGANIZADA A ENCÍCLICA? Fratelli tutti consta de uma introdução geral e 8 capítulos.
Capítulo I: As sombras dum mundo fechado
Capítulo II: Um estranho no caminho
Capítulo III: Pensar e gerar um mundo aberto
Capítulo IV: Um coração aberto ao mundo inteiro
Capítulo V: A política melhor
Capítulo VI: Diálogo e amizade social
Capítulo VII: Percursos de um novo encontro
Capítulo VIII: As religiões ao serviço da fraternidade no mundo

ORAÇÃO CRISTÃ ECUMÊNICA: “Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para
descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus.” Amém.