FECHAR
Popup

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Entretanto, essa devoção se propagou a partir das revelações de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque no século XVII. O padre jesuíta Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, destaca que a devoção ao Coração
    de Jesus estabelece uma missão de compaixão pelo mundo e é o fundamento de toda missão: “O discípulo a quem Jesus mais amava, aquele que conhecia melhor o coração de Jesus, recostado junto a Ele (Jo 13, 23) também foi o primeiro a reconhecer Jesus ressuscitado às margens do lago da Galileia (Jo 21, 7).
    Quanto mais próximo alguém estiver do Coração de Jesus, mais perceberá suas alegrias e sofrimentos pelos homens, mulheres e crianças deste mundo; e reconhecerá Sua presença hoje como ontem, atuando no mundo. Quanto mais perto estivermos do Coração de Jesus, menos indiferentes seremos ao que nos cerca, desejando nos comprometer com Jesus  Cristo neste mundo, a serviço de sua missão de compaixão.”
    SAIBA QUE:
    O Apostolado da Oração iniciou em Caxias do Sul, pouco tempo após o surgimento da Paróquia de Lourdes. Os registros apontam para 18 de maio de 1945, com 52 zeladoras, comandadas por Paulina Soldateli Moretto, a primeira presidente do Apostolado, empossada pelo bispo Dom José Barea. No início as zeladoras reuniam-se em suas casas na primeira sexta-feira do mês. Atualmente, os encontros prosseguem na primeira sexta-feira do mês, com Adoração Eucarística, às 15 horas,  seguida da bênção do Santíssimo e missa, às 16h, na Igreja de Lourdes.

O Papa Francisco e o Coração de Jesus:
    O Coração de Cristo é tão grande que nos acolhe todos na revolução da ternura.
    Rezar é entrar com o nosso coração no coração de Jesus.
    Chama-nos a ser testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus.
    Idade Média: Nasce a devoção ao Coração de Jesus.
    Século XVII: Tem início o culto ao Sagrado Coração de Jesus depois das revelações a Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis o Coração que tanto tem amado os homens!”.
    Século XIX: A devoção insere-se numa dinâmica apostólica, com o Apostolado da Oração.
    Século XX: A devoção renova-se com a mensagem de Santa Faustina Kowalska sobre a Divina Misericórdia.
    Atualmente: coexistem várias formas de devoção ao Coração de Jesus.
    A Rede Mundial de Oração do Papa, herdeira do Apostolado da Oração, inscreve-se nesta dinâmica como missão de compaixão pelo mundo, com o seu itinerário de formação: O Caminho do Coração.
    Visita: popesprayer.va/pt-pt/caminho-do-coracao