FECHAR
Popup

Romarias sem a presença física dos peregrinos

Santuário de Caravaggio adota transmissão pelos meios de comunicação social e digital

“Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!”, é o tema que norteia a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que neste ano não poderá ser vivida de forma habitual, com procissão dos devotos, aglomerações nas missas e no entorno do Santuário. A programação será totalmente online: haverá missas e celebrações em cinco horários ao longo do dia 26 de maio, data votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. As transmissões ocorrerão de portas fechadas, sem a presença de público, para garantir dois eixos muito importantes: um deles diz respeito à segurança e saúde dos fiéis, incentivando que permaneçam em casa e façam sua caminhada ao Santuário somente quando a pandemia estiver completamente controlada e sem riscos. O outro eixo é a manifestação da ‘Igreja em saída’ que o Papa Francisco defende, quando a religião encontra maneiras de estar próximo do seu povo, garantindo reflexão, oração e compaixão em momentos de tanta dor e incerteza. “A aglomeração de devotos seria neste momento um contra testemunho. Colocaríamos em risco todo o trabalho até aqui realizado e nos tornaríamos o foco vetor de disseminação da doença”, enfatiza o reitor do Santuário, Pe. Gilnei Fronza.

Confira a programação religiosa que ocorrerá no dia 26 de maio:

- 8h, 10h30min e 17h - celebração de Missas

- 14h - récita do Terço

- 15h - Oração Mariana

A transmissão deve ocorrer pela Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, Facebook, YouTube, WebRádio (www.caravaggio.org.br) e Instagram do Santuário de Caravaggio;

Os devotos podem compartilhar fotos de edições anteriores – ou que mostrem como a família está acompanhando a Romaria neste momento de pandemia – ao usar a hashtag #caravaggio2020

Fiéis que haviam feito promessa para peregrinar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres;

A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio deverá circular por algumas cidades da Serra Gaúcha em data previamente divulgada, a bordo de um caminhão, apenas para que fiéis assistam a imagem circulando em meio às comunidades.

Iniciativas da Igreja em todo o mundo diante da pandemia

De doações vultuosas de recursos, passando pela disponibilização de estruturas, distribuição de vale-refeição e confecção de máscaras doadas gratuitamente à população. Em tempos de emergência coronavírus, a Igreja se mobiliza para prestar assistência, principalmente aos mais vulneráveis. Listamos algumas dessas iniciativas publicadas em nosso site desde o início da pandemia.

Em todo o mundo, são inúmeras as iniciativas promovidas por Conferências Episcopais, dioceses, paróquias, Ordens e Congregações religiosas, movimentos eclesiais, além e iniciativas individuais e de famílias, em favor das pessoas atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Covid-19. É possível conhecer estas ações no site do Vatican News.

Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil

Com o slogan “É tempo de cuidar”, a iniciativa lançada no Domingo de Páscoa, é uma parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasil e tem o objetivo de estimular a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e proteção sanitária e também as formas de ajuda religiosa, humana e emocional em todo o país diante da pandemia do Coronavírus.

A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, está atuando para orientar arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades a respeito dos protocolos de segurança para que as doações sejam recebidas e entregues de maneira adequada. Enquanto durar o distanciamento social, as comunidades católicas poderão receber doações destinadas às pessoas e famílias necessitadas.

Em sintonia com a proposta da Campanha da Fraternidade 2020, a iniciativa mantém a inspiração bíblica do evangelho de São Lucas 10, 33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Entendendo que a pandemia traz uma situação de instabilidade duradoura, a iniciativa quer ser um instrumento para gerar mobilização, reflexão, esperança e incentivo ao cuidado coletivo.

Fonte: Signis Brasil/Cáritas

Caxias do Amor

A campanha solidária Caxias do amor: a caridade também contagia, promovida pela Diocese de Caxias do Sul em parceria com inúmeras entidades visa arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para as famílias carentes do município que recebem as doações

através do Cadastro Único da FAS. Quem quiser participar, poderá doar os alimentos não perecíveis e os produtos de higiene pessoal nos diversos pontos de coletas espalhados pela cidade, em mercados, farmácias e postos de combustíveis participantes da campanha.