Campanha de Restauro
    A Igreja de Lourdes é um monumento de fé e arte, erguido por amor a Deus e à Virgem Maria. Depois do sucesso das reformas externas, sempre com o desejo de salvaguardar esse valioso patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, iniciamos agora um amplo projeto de reforma e restauro do interior da igreja matriz. A meta é a conclusão dos trabalhos até as comemorações dos 80 anos da Paróquia de Lourdes, em 2022. Ajude-nos a conservar esse verdadeiro tesouro da comunidade!

OBRAS JÁ REALIZADAS:

- Melhorias na iluminação interna da igreja, desta-cando ainda mais o patrimônio artístico e arquitetônico do templo.
    - Reforma externa da igreja: infiltrações, rachaduras, recuperação de reboco e rejuntes dos mármores e basaltos, e nova pintura.
    - Reforma dos degraus do presbitério.
    - Restauro dos vitrais e das portas.
    - Recuperação da iluminação externa (fachada da igreja).
    - Nova secretaria: 110m² com recepção, salas de atendimento e reuniões, arquivo, copa e banheiros.
    - PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios) do Salão Paroquial e Ginásio de Esportes

OBRAS EM ANDAMENTO:
    - Recolocação da atual mesa do Altar no seu local original, compondo o conjunto do retábulo central da igreja (conhecido como “Altar-Mor”), que ocupa a parede da abside do presbitério.
    - Recolocação do antigo Púlpito no espaço do presbitério para uso litúrgico como Ambão, onde se realizam os ritos da Liturgia da Palavra na Missa.
    - Confecção do novo Altar para o centro do presbitério, artisticamente projetado em mármore. A peça ostenta 12 colunas em alto-relevo, representando os 12 Apóstolos; cada uma delas ornada com uma estrela dourada, evocando as 12 estrelas da coroa de Nossa Senhora, que também indicam os Apóstolos de Cristo, fundamentos da Igreja, da qual Maria é Mãe, imagem e modelo. No centro do novo Altar está o monograma “JHS”, que futuramente vai compor a pintura decorativa de todas as paredes da igreja. Esse símbolo é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego, popularmente associado com a frase latina “Iesus Hominibus Salvatoren”: Jesus Salvador dos Homens.
    - Novas peças que integram o espaço litúrgico do presbitério: sédia, cadeiras, credência, pedestais, genuflexórios; e colocação de um grande crucifixo histórico no centro do Retábulo (Altar-Mor).
    - Capela do Santíssimo: mudança do Tabernáculo para a nave lateral direita da igreja, sobre um trono de mármore. Restauro do Sacrário e lamparina.- Projeto de substituição de equipamentos e melhorias no sistema de som da igreja.
    - Projeto de ampliação e melhorias na Gruta de N. Sra. de Lourdes, e colocação da nova estátua (réplica da imagem original da padroeira).

OBRAS FUTURAS:

- Restauro das pinturas artísticas e decorativas da igreja, danificadas por antigas infiltrações.
    - Reparo das inúmeras rachaduras existentes nos arcos, sancas e paredes da parte superior da Igreja.
    - Todas as paredes receberão intervenções para sanar problemas de umidade, remoção de textura, recuperação de reboco e nova pintura decorativa, resgatando o símbolo “JHS” (Jesus Salvador dos Homens), que por muitas décadas caracterizou as paredes internas da Igreja.
    - Reforma do Átrio da Igreja (hall de entrada).
    - Higienização e recomposição pontual da pinturas de efeito marmorizado das 28 colunas  da igreja.
    - Restauro da cúpula da Pia Batismal, entalhada em madeira e recolocação da mesma à entrada da Igreja.
    - Restauro dos 14 medalhões nos tetos das naves laterais, danificados pelas instalações da antiga iluminação.
    - Recuperação de ele-mentos decorativos nos tetos das naves laterais da igreja.

COMO COLABORAR:
    Participe das diversas iniciativas que serão promovidas pela comunidade:

DÍZIMO
    RIFA
    CALENDÁRIOS DE LOURDES
    FESTAS E EVENTOS DA PARÓQUIA
    CAMPANHAS

DOAÇÕES – DEPÓSITO BANCÁRIO:
    1) SICREDI: Ag. 0101 / Cc. 27113-3
    2) BANRISUL: Ag. 0183 / Cc. 06.000028.0-0