Pároco de Nossa Senhora de Lourdes de 01 de março de 1980 a 22 de fevereiro de 1986
Antônio Pasa, filho de Ângelo Pasa e Ângela Mugnol Pasa, nasceu na localidade do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, no dia 26 de junho de 1923. Entrou para o clero em 1 de dezembro de 1949, quando recebeu a primeira tonsura na Catedral de Caxias do Sul. No dia seguinte, no Seminário Diocesano da mesma cidade, recebeu as ordens menores e, finalmente, em dezembro de 1953, o Pe. Antônio Pasa recebeu as ordens maiores.
O Pe. Pasa iniciou a sua vida sacerdotal como professor no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Alguns anos depois, foi nomeado reitor do Seminário São José, em Nova Prata, e, na sequência, diretor espiritual no Seminário Maior de Viamão. Seus anos iniciais na carreira eclesiástica foram ocupados pelo trabalho na formação dos futuros sacerdotes. No atendimento à população, o Pe. Antônio Pasa foi o primeiro pároco nomeado para a paróquia Sagrada Família, em 1959, quando essa se desmembrou de N. Sra. de Lourdes. Depois, atuou muitos anos como secretário do Bispado.
Em dezembro de 1979, o Pe. Antônio Pasa foi nomeado pároco da paróquia N. Sra. de Lourdes. Os seis (6) anos do Pe. Pasa em Lourdes foram marcados por uma significativa movimentação na paróquia, que estava realizando muitos casamentos e, também, germinando a sua primeira comunidade, a de São Pedro no bairro Petrópolis. Outro ponto marcante de sua administração foi a construção da nova casa paroquial, inaugurada em 24 de março de 1985.
Após a saída de Lourdes, em fevereiro de 1986, o Pe. Pasa voltou a atuar junto à Catedral, como Chanceler do Bispado. Pe. Antônio faleceu no dia 4 de julho de 2010, aos 87 anos.
Fonte: dados encontrados a partir de busca onomástica nos arquivos da Biblioteca Nacional. Acesso em junho de 2022.