•  
     
    Pe. Cláudio João Pezzoli

    Pároco de Nossa Senhora de Lourdes de 01 de abril de 1990 a 22 de setembro de 1992

    Nascido em 20 de março de 1959, Cláudio José Pezzoli é proveniente de uma família que vive em Caxias do Sul desde os primórdios da cidade. Instalando-se primeiramente em Ana Rech, a família Pezzoli, em 1912, passou a morar nas proximidades do Chateau La Cave, no Bairro São Cristóvão, região onde Cláudio passou sua infância com cinco irmãos. Iniciou seus estudos nas brizoletas, escolas municipais, e, posteriormente, no colégio Murialdo, onde, a partir do contato com os padres josefinos, manifestou sua vocação para a vida sacerdotal. Cláudio entrou no seminário ainda jovem, com quinze anos, e realizou o Ensino Médio em Araranguá - SC. Despertando o desejo de trabalhar de forma mais próxima à população, optou pelo clero diocesano e passou a estudar filosofia na Universidade de Caxias do Sul - UCS. Neste período, junto de alguns colegas em formação, entre eles o Pe. João Masiero, 5º pároco de Lourdes, resolveu fazer uma experiência no mercado de trabalho leigo, sendo atendente de enfermagem no Hospital Pompéia. Depois, realizou o curso de teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC. A partir de um estágio pastoral, teve sua primeira experiência numa paróquia, em Farroupilha, cidade onde foi depois ordenado sacerdote e com a qual desenvolveu um forte vínculo durante os cinco anos de trabalho. Estar junto das pessoas é, segundo o Pe. Cláudio, uma das principais missões do padre, e foi essa concepção que guiou o seu percurso sacerdotal.

    Em 1 de abril de 1990, Pe. Cláudio Pezzoli foi nomeado como pároco na paróquia N. Sra. de Lourdes, a partir de uma necessidade familiar, de estar presente na região para apoiar sua mãe e irmã. O Pe. Cláudio lembra que, quando chegou na paróquia, notou que a comunidade de Lourdes tinha um cultivo e uma tradição religiosa muito grande, protagonizada por famílias tradicionais que organizavam e incentivavam as atividades pastorais, como o Apostolado da Oração e as zeladoras das capelinhas. A Festa das Capelinhas, em agosto, era sempre o ponto alto das celebrações dessa comunidade. Contudo, o Pe. Cláudio, em conjunto com as irmãs do Colégio Madre Imilda, passaram também a revitalizar as comemorações do dia de N. Sra. de Lourdes, em fevereiro. Assim, para os 50 anos da paróquia, foi realizado um significativo programa festivo, que contou, entre outros eventos, com a inauguração do jardim em frente à Igreja Matriz.

    As principais lembranças do sacerdote sobre Lourdes são em torno de pessoas com quem se relacionou e das histórias que compartilharam. A presença do então Bispo Dom Paulo Moretto, que era proveniente de Lourdes, era bem assídua e positiva na vida paroquial. Foram muitas pessoas queridas, como as irmãs do Colégio Madre Imilda, sobretudo a Irmã Angelina, e também pessoas da comunidade, algumas que ali estavam desde a fundação, como a dona Paulina Moretto. As memórias sobre o Pe. Maximiliano Franzoi, primeiro pároco de Lourdes, sobre sua atuação junto dos fiéis, marcaram o Pe. Cláudio. No contexto do Brasil, nos primeiros anos da década de 1990, Caxias do Sul estava se tornando uma “cidade grande” e alguns desafios começavam a se apresentar, como o encontro de voluntários para atender a demanda das promoções realizadas no salão paroquial. Recorda, ainda, que os efeitos do congelamento das poupanças no governo Collor e a crise econômica tiveram grande impacto na comunidade.

    Depois do período como pároco em N. Sra. de Lourdes, o Pe. Cláudio Pezzoli seguiu sua vocação em diversas funções e regiões. Foi para a Itália, onde realizou um curso de missiologia durante dois anos. Retornando para Caxias do Sul, foi nomeado para a capelania do Hospital Pompéia, onde ficou cerca de quatro anos, e, em seguida, participou de um projeto missionário diocesano na Bahia. Após o seu retorno para a cidade, atendeu os bairros Santa Fé e Galópolis, a Casa dos Padres, e, por fim, a paróquia São Pio X e o retorno ao Hospital Pompéia. Atualmente, embora atue no Hospital Pompéia e no Pio X, o Pe. Cláudio continua presente na paróquia de Lourdes, pelos encontros e a relação com os fiéis, as visitas e participação nas missas, especialmente em algumas celebrações especiais, como a Unção dos Enfermos nas festas da padroeira, aniversários de casamentos, etc. Assim, mantém viva e muito próxima a sua relação com esta paróquia, que descreve como uma “comunidade de fé e de esperança”.

    Fonte: Entrevista realizada com o Pe. Claudio Pezzoli em 25 de maio de 2022. Transcrição completa no arquivo da paróquia Nossa Senhora de Lourdes.