Pároco de Nossa Senhora de Lourdes de 11 de março de 2018 a 18 de fevereiro de 2024.
Eleandro Teles, nascido em Caxias do Sul no dia 21 de julho de 1984, cresceu no âmbito da paróquia de N. Sra. de Lourdes. Nos primeiros anos de vida, frequentou e atuou como coroinha na paróquia Sagrada Família. Contudo, foi em Lourdes, sob a orientação do Pe. Nivaldo Piazza, que, com cerca de oito anos, passou a se envolver mais assiduamente na comunidade, primeiro como coroinha, depois participando da liturgia, catequese e equipe de cantos. O seu envolvimento com a vida paroquial o despertou muito cedo para a vocação sacerdotal. Como ele mesmo afirma, “sempre quis ser padre (...), desde as primeiras memórias que eu tenho, de muito cedo, lembro de querer ser padre”. Embora a chama da vocação nunca tenha se apagado, durante a juventude, Eleandro se dedicou a outras atividades profissionais, até tomar a decisão de entrar no seminário, aos 21 anos, para dedicar-se exclusivamente ao sacerdócio.
Após terminar os estudos de filosofia e teologia, Eleandro Teles foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 2009, por Dom Paulo Moretto. Nos primeiros anos de padre, trabalhou na paróquia de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, que, como recorda, apresentou muitos desafios pastorais. Era uma paróquia grande e movimentada, abrangendo diversas realidades que proporcionaram uma rica experiência pastoral e humana. Depois deste período, o Pe. Eleandro desempenhou o ofício de Reitor do Seminário Maior São José, onde era responsável por conduzir o trabalho de formação dos seminaristas, com todos os seus desafios e dilemas. Depois de quase cinco anos no seminário, voltou ao papel de estudante, quando foi enviado à Roma para realizar um doutorado em teologia moral. Na Itália, também desenvolveu o trabalho pastoral junto a duas paróquias, nas Arquidioceses de Turim e Modena. Ainda na Itália, o Pe. Eleandro recebeu um chamamento de D. Alessandro, o então Bispo de Caxias do Sul, para retornar ao Brasil e assumir a paróquia N. Sra. de Lourdes. O Pe. Nivaldo Piazza, que estava encerrando seus vinte e cinco anos (25) de administração, já havia demonstrado seu desejo em que o Pe. Eleandro o sucedesse em Lourdes, já que o havia acolhido na comunidade desde muito jovem.
Em 11 de março de 2018, Pe. Eleandro Teles assumiu como pároco de N. Sra. de Lourdes. “Voltando para casa”, como recordou, assumiu uma paróquia muito bem organizada, tanto em termos infra estruturais e econômicos, como pastorais. As lideranças leigas eram bem formadas e protagonistas da ação evangelizadora. A partir de uma base sólida, o Pe. Eleandro pode avançar, contribuindo com ideias novas e a visão de um padre jovem. Entre as iniciativas, uma das mais significativas e com impacto social para a nossa cidade foi o envolvimento na Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, que contou com a colaboração de mais de 300 voluntários. Também, o Pe. Eleandro investiu em reformas: a reforma externa da igreja matriz; restauro das portas e vitrais; melhorias na iluminação interna e no sistema de som da igreja; reforma do presbitério, com o restauro do antigo púlpito, novo altar e sédia em mármore, e capela lateral para o Santíssimo Sacramento; utilização de uma parte do salão paroquial para a construção da nova secretaria paroquial; reforma e ampliação das salas de catequese e melhorias na casa paroquial. Destaca-se também a organização de um arquivo histórico da paróquia.
Sem dúvidas, o maior desafio da administração do Pe. Eleandro Teles vem sendo a pandemia do Covid-19. As dificuldades administrativas e pastorais que se impuseram a partir março de 2020, quando o atendimento e as missas tiveram que ser realizadas de forma remota, foram agravadas quando a comunidade começou a vivenciar as perdas humanas causadas por essa doença. Nesse momento em que todos ficaram sensibilizados pelo distanciamento social, a dor pelo falecimento de um familiar ou amigo era aumentada pela impossibilidade de velório e de uma despedida apropriada. O Pe. Eleandro revela que uma das coisas mais difíceis da sua vida sacerdotal foi realizar o sepultamento de pessoas vítimas da Covid-19. Devido aos protocolos de biossegurança, que proibiam aglomerações, os velórios nos padrões anteriores foram inviabilizados, sobretudo para as vítimas de Covid-19, que não podiam ter nenhum tipo de celebração presencial. Entre todos os desafios desse contexto, Pe. Eleandro relata, com muita dor, a perda pessoal que teve de um amigo de infância e a primeira pessoa que o acolheu na paróquia de Lourdes, Michel Zatta. Assim, a vida da comunidade de Lourdes foi marcada, nesses dois anos, por significativas perdas entre suas lideranças e paroquianos.
A gradual retomada das atividades presenciais coincidiu com a comemoração dos 80 anos da paróquia N. Sra. de Lourdes, cujo lema foi “Fonte de Graça, Vida e Esperança”. Diante disso, e vislumbrando celebrar a vida da comunidade e da igreja, foi decidido realizar um Ano Jubilar, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, tendo como marco inicial e final a tradicional Festa das Capelinhas. Todos os meses do Ano Jubilar contaram com eventos comemorativos: a reforma e embelezamento da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com a entronização de uma nova imagem da padroeira, réplica fiel da estátua original da paróquia que se encontra no altar-mor da Matriz; Terço Missionário na Gruta; Vigília de Taizé; Concerto Natalino; exibição do filme sobre a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Colégio Madre Imilda (antigo Orfanato Santa Terezinha), marco simbólico das origens da comunidade de Lourdes; a Festa Solene da Padroeira e dos 80 anos da Paróquia, com a retomada da Procissão Luminosa; Festa de São José; romaria paroquial ao Santuário de Caravaggio; celebração do Hino Akathistos; Festa do Sagrado Coração de Jesus, com a participação do Apostolado da Oração de várias paróquias; retomada da Quermesse; e encenação das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, pelo Grupo de Jovens Nova Geração. Neste sentido, o Jubileu de 80 anos da paróquia está sendo, para o Pe. Eleandro, um dos pontos altos e das maiores alegrias do seu período na paróquia.
Todas essas atividades pastorais que marcaram a administração do Pe. Eleandro Teles em Lourdes evidenciam que, apesar dos desafios trazidos pela pandemia, a espiritualidade e a evangelização permanecem como pontos importantes da vida dessa comunidade. A busca por resolução de conflitos, alento, acolhida e escuta das pessoas fazem parte (e cada vez mais) da atividade pastoral. O padre continua sendo uma referência para a vida da comunidade, ainda é visto como como uma liderança. Como representante de uma instituição bimilenar, o Pe. Eleandro Teles reflete que “ser padre, num contexto assim, é uma experiência humana fantástica, e é uma responsabilidade muito grande, que eu procuro viver sobre a ótica da fé, da espiritualidade, compreendendo que isso é, realmente, uma vocação. A gente tem que se sentir chamado por Deus para exercer este trabalho, esta missão”. Para o Pe. Eleandro, vivenciar essa intensa experiência em Lourdes, uma paróquia que é “Fonte de Graça, Vida e Esperança”, é um grande privilégio, sobretudo por seus laços afetivos com a comunidade na qual cresceu e aprendeu a ser cristão.
Fonte: Entrevista realizada com o Pe. Eleandro Teles em 07 de maio de 2022. Transcrição completa no arquivo da paróquia Nossa Senhora de Lourdes.