Pároco de Nossa Senhora de Lourdes de 23 de fevereiro de 1986 a 31 de março de 1990
Nascido em 21 de julho de 1957, em Carlos Barbosa, João Roberto Masiero é o mais velho de sete irmãos. Proveniente de uma família muito religiosa, participou desde jovem nas atividades paroquiais, visitando as comunidades do interior e colaborando na coleta das intenções e dízimo nos sábados e domingos antes da missa. Essa experiência na Paróquia de N. Sra. Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, foi o que despertou o desejo de uma dedicação mais específica e integral à Igreja, motivando-o, quando completou 20 anos, a seguir os estudos de filosofia e teologia. Contudo, antes disso, João Masiero teve experiências profissionais seculares, quando trabalhou na Tramontina e no Banrisul. Após o período de estudos, passando pelo Seminário Maior em Viamão, foi ordenado diácono, e designado, durante o ano de 1984, a auxiliar na paróquia de N. Sra. de Lourdes, aos finais de semana, sobretudo devido ao grande volume de casamentos. Em 1985, após sua ordenação sacerdotal, foi nomeado para esta paróquia, onde auxiliaria o então pároco, o Pe. Antônio Pasa. Quando passou a exercer as atividades sacerdotais em Caxias do Sul, nos meados da década de 1980, a paróquia de Lourdes estava em processo de construção da comunidade São Pedro do Bairro Petrópolis. Nessa região, como o Pe. Masiero relembra, “havia o trabalho de tentar construir uma verdadeira comunidade eclesial”.
Em 23 de fevereiro de 1986, após o pedido do Pe. Antônio Pasa para deixar administração paroquial, o Pe. João Masiero foi nomeado como pároco de N. Sra. de Lourdes. A administração do Pe. Masiero foi marcada pela movimentada vida paroquial e pelo contexto da cidade e do país que, na segunda metade da década de 1980, passava por um processo de democratização e elaboração da Constituição que envolveu os paroquianos em um movimento de reflexão e renovação, como ocorreu em muitas outras paróquias e dioceses. O Pe. Masiero, como recorda, assumiu a administração de uma paróquia estruturada, com condições de se manter e contando com uma grande equipe de apoio, formadas pelas lideranças e grupos de leigos. Esses voluntários foram essenciais para a manutenção das atividades paroquiais, como a catequese, as zeladoras das capelinhas, o Apostolado da Oração, o Emaús e, principalmente, as frequentes promoções no salão paroquial. Neste contexto foi semeado um envolvimento dos jovens com a comunidade, o que renderia, nos anos posteriores, a presença mais direta desse grupo na vida paroquial. O pároco, como rememora o Pe. João, tem uma função, uma vocação e uma responsabilidade como liderança de uma comunidade, contudo, não pode agir sozinho. Ele conta com a colaboração, com as ideias, com a presença de todas essas lideranças, e a partir dessa colaboração consegue dar conta da administração da paróquia. Foi a partir dessa parceria entre os paroquianos e o pároco, que o Pe. João Masiero conduziu a paróquia de N. Sra. de Lourdes até 31 de março de 1990. Entre outras obras, foi durante a sua administração que a entrada da igreja matriz foi revestida de mármore.
Nos anos de 2019 e 2020, o Pe. Masiero retornou para a paróquia de Lourdes, para auxiliar nas atividades pastorais ao lado do pároco Eleandro Teles. Nessa ocasião, teve a oportunidade de rever as pessoas dessa comunidade que foi tão ativa na sua administração e com a qual desenvolvera laços de amizade. O contato com o passado, que também ocorre em comemorações como as dos 80 anos da paróquia N. Sra. de Lourdes, tem duas funções muito importantes: a de relembrar que muita gente e trabalho nos precedeu e muitos outros vão nos suceder. Assim, a esperança do Pe. Masiero é que possamos reconhecer o empenho realizado na paróquia até hoje e, a partir disso, possamos olhar para o futuro de modo criativo, e possibilitar respostas às distintas perguntas, situações e desafios que se apresentam a nossa Igreja.
Fonte: Entrevista realizada com o Pe. João Roberto Masiero em 21 de maio de 2022. Transcrição completa no arquivo da paróquia Nossa Senhora de Lourdes.