•  
     
    Pe. Mário Pedrotti

    Pároco de Nossa Senhora de Lourdes de 25 de fevereiro de 1968 a 28 de fevereiro de 1980

    Filho de Pedro Pedrotti e Luiza Boniatti, Mário Pedrotti nasceu em 09 de janeiro de 1933. Após realizar seus estudos primários na Escola Estadual Emílio Meyer, entrou, com 13 anos, para o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Entre 1954 e 1960, realizou os estudos preparatórios para o clero secular, de filosofia e teologia, no Seminário Maior de Viamão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Dom Benedito Zorzi, em 3 de julho de 1960, na Catedral de Caxias do Sul. Nos primeiros anos no sacerdócio, o Pe. Mário Pedrotti atuou como coadjutor nas paróquias de São Pelegrino, Santo Antônio (Bento Gonçalves) e São Domingos (Torres). Ao mesmo tempo, desempenhou o papel de professor, no Colégio São Carlos e Colégio São Domingos (Torres).

    Em 10 de dezembro de 1967, foi nomeado pároco de N. Sra. de Lourdes, contudo, tomou posse da paróquia alguns meses depois, em 25 de fevereiro de 1968. No período em que o Pe. Mário atendeu Lourdes, o bairro estava passando por um grande desenvolvimento, sobretudo econômico. Assim, uma das marcas da sua administração mais presentes nos jornais da época foi a benção na inauguração de novos empreendimentos na região. Além disso, o sacerdote se preocupava muito com a renovação da igreja, incentivando, principalmente, a participação de jovens na vida comunitária, como deixa claro em entrevista ao jornal Pioneiro, em 16 de setembro de 1978. Essa posição condiz com sua ocupação de educador, que foi por muitos anos concomitante com a administração de Lourdes. Em 1971 realizou uma pós-graduação em Pedagogia e Orientação Educacional e, entre 1972 e 1979, foi professor de Ensino Religioso na Escola Estadual Emílio Meyer.

    Um dos maiores legados do Pe. Mário Pedrotti nessa paróquia foi a construção do “Centro Social Nossa Senhora de Lourdes” (Pavilhão de Esportes). Com a planta aprovada em novembro de 1976, a construção foi ágil e inaugurada em dezembro de 1977. O empreendimento teve em vista atender as necessidades da comunidade, tornando-se mais um espaço para reunião e celebração dos fiéis de Lourdes. Neste mesmo sentido, foi o Pe. Mário que idealizou o centro comunitário do Bairro Petrópolis, visando a atender a necessidade de um local para a vida religiosa dos moradores.

    Após 12 anos em Lourdes, em dezembro de 1979, por ordem do bispo Dom Benedito Zorzi, o Pe. Mário Pedrotti passou a dirigir o Seminário Nossa Senhora Aparecida. Em 1985, foi nomeado pároco de São Pelegrino, onde exerceu longo ministério pastoral e se encontra, desde 2015, como pároco emérito.

    Fonte: dados encontrados a partir de busca onomástica nos arquivos da Biblioteca Nacional. Acesso em junho de 2022. Complementado com dados biográficos fornecidos pela paróquia São Pelegrino < http://www.saopelegrino.com.br/novo/padres.php>.