Igreja São Pedro - Petrópolis

Sábados – 18h15min

Missa da Saúde – última quinta-feira do mês, às 15h

HISTÓRICO:
    Por volta de 1974, o Padre Mário Pedrotti, pároco da Igreja Nª. Sra. de Lourdes, à qual pertence a comunidade do bairro Petrópolis, celebrava uma missa mensal no Colégio Municipal Caldas Junior, localizado neste mesmo bairro. Mais tarde, alguns moradores, em conversa com o Pe. Mário, decidiram construir uma capela no bairro.
    A Paróquia Nª. Sra. de Lourdes, tinha, na ocasião, um terreno no Bairro Cruzeiro. O Pe. Mário vendeu o mencionado terreno e com o resultado comprou-se o primeiro terreno no bairro Petrópolis, onde está a capela e instalações até hoje.

Em final de 1978, foi lançado o "Livro-Ouro" para doações e com a colaboração de muitas pessoas, conseguiu-se comprar o segundo terreno, do lado do anterior, situados na esquina das ruas Ferdinando Rosa com Ângelo Corso. Com os dois terrenos pagos, inaugurou-se a "área", com uma missa campal, celebrada pelo Pe. Antônio Pasa, então pároco de Lourdes, por volta de 1982.

Em janeiro de 1983, foi iniciada a construção do pavimento térreo, de 360m², com previsão para a cozinha, os banheiros, sala para o Clube de Mães e o salão para eventos diversos. No final do mesmo ano, após muito trabalho, dedicação contínua e forte colaboração do grupo que coordenava, com a participação de muitas pessoas no bairro, a parte térrea do prédio ficou em condições de ser utilizada para a celebração semanal da santa missa e para eventos sociais da comunidade.

Foram quitadas as dívidas e, alguns anos após, foi possível construir a parte superior destinada a receber, conforme o projeto original do engenheiro Nelson Sartori, a capela definitiva, mais a sala para o Clube de Mães e a sacristia.
    As obras foram concretizadas, desde o início, com as doações e eventos promovidos constantemente, sendo que a mão de obra aconteceu no sistema de "mutirão". A Paróquia de Lourdes sempre participou, tendo fornecido todo o ferro para a construção e mais tarde, também o forro de lã de vidro, com filme texturizado. Além disso, os párocos de Lourdes sempre concordaram com a retenção a favor desta comunidade, dos valores recebidos para o fundo paroquial (dízimo).

Além do prédio inicial, hoje contamos com as churrasqueiras, salas de jogos e lazer e ainda, sala para catequese, além de equipamentos e acessórios necessários para as diversas atividades, religiosas ou sociais, normalmente desenvolvidas na Igreja de São Pedro. Desde seu início até hoje, a comunidade é coordenada por uma equipe administrativa de leigos, com supervisão geral do pároco.