Pastoral Bíblico-Catequética
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes a catequese de crianças e jovens percorre um caminho de quatro etapas. A catequese é um caminho de “iniciação à vida cristã”, um percurso de conversão e discipulado. O objetivo é levar os catequizandos e suas famílias à experiência de um encontro pessoal com Jesus; um encontra transformador da vida, capaz de torna-los seguidores de Cristo.

A catequese de Lourdes segue um método catequético de inspiração catecumenal, tendo como centro a Sagrada Escritura. Cada encontro semanal de catequese parte da leitura orante da Palavra de Deus para desenvolver os conteúdos fundamentais da fé cristã e sua relação com a nossa vida e nosso agir no mundo. Cada etapa supõe o envolvimento e o compromisso da família no processo da catequese.

Uma catequese de iniciação cristã não é uma instrução, aula ou aprendizado de doutrina. O objetivo é tornar-se cristão, seguido de Jesus, membro vivo e ativo da comunidade-igreja. O cristão precisa desenvolver um sentido de “pertença” à Igreja. Esse processo é gradual, envolvendo o catequizando, a família e a comunidade. Nesse caminho catequético, a adesão progressiva à vida cristã é marcada por vários ritos de passagem, nas celebrações litúrgicas da comunidade, quando os catequizandos recebem importantes símbolos da fé e participam de orações e gestos carregados de significado cristão. Dessa forma vão aprendendo a celebrar e rezar como cristãos, mergulhando progressivamente na riqueza da mística e da liturgia da igreja.

A paróquia de Lourdes conta também com a Catequese de adultos. Para os adultos que desejam percorrer esse caminho de iniciação à vida cristã a paróquia dispõe de uma metodologia especial de catequese, conforme o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA).

Todos os interessados podem procurar na secretaria paroquial as informações sobre os períodos de inscrição, bem como a disponibilidade de dias e horários das turmas de catequese para crianças, jovens e adultos.