FECHAR
Popup
 
 
 

Pastoral LiturgicaPastoral Litúrgica
 
O termo liturgia vem do grego leitourgia que significa "obra" ou "serviço público". Obra é ação e a liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, a passagem da morte para a vida, através de sinais, gestos e palavras.

A liturgia é, portanto, ação de Cristo na Igreja e está presente na Missa ou Celebração Eucarística, e nas celebrações dos Sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordenação, matrimônio), dos Sacramentais (bênçãos, encomendação dos mortos), da Palavra ou Culto, da Liturgia das Horas e do Ano Litúrgico.

A Pastoral da Liturgia também preza pela organização e harmonia da dimensão celebrativa. Para que haja participação de todos, é preciso que alguém, ou um grupo de pessoas, pense, planeje e prepare todas as etapas, com carinho e dedicação. Nenhuma atividade na comunidade funciona sem um mínimo de organização.

A Pastoral litúrgica da Paróquia de Lourdes é responsabilidade da Equipe Paroquial de Liturgia, que se reúne mensalmente, sempre no terceiro sábado, às 9h, na Cripta da Igreja de Lourdes. Nesses encontros mensais se realizam momentos de avaliação das celebrações e atividades desenvolvidas, formação litúrgica, planejamento e preparação das liturgias da paróquia.
Todos os que fazem parte das diversas equipes de liturgia, canto, corais, leitores e ministros da paróquia são convidados a participar da equipe paroquial de liturgia.