Pastoral das Pessoas em Situação de RuaA Pastoral das pessoas em situação de rua é um grupo da Igreja Católica formado por leigos(as) e religiosos(as) que tem como objetivo aproximar-se daqueles que habitam as vias públicas e/ou espaços degradados/abandonados, estabelecendo com essas pessoas um vínculo fraterno e solidário, e levando o Evangelho de Jesus Cristo, que resgata o valor e a dignidade da pessoa humana.

A Pastoral visita semanalmente as pessoas em situação de rua que habitam a região central da cidade. Durante essa visita, além de um momento de diálogo fraterno, o grupo oferta sopa, roupas e cobertas. Por iniciativa dos leigos envolvidos nesse trabalho, em 2018 as ações da Pastoral foram ampliadas. Seguindo o exemplo do Papa Francisco, que em 2015 inaugurou um albergue noturno para acolher “sem tetos”, a poucos metros da Praça São Pedro (Vaticano), a Pastoral passou a organizar em Caxias do Sul a “Hospedagem Solidária”, um espaço de acolhida às pessoas em situação de rua durante os meses de inverno. Na Hospedagem Solidária oferecemos jantar, chuveiros para um banho quente, colchões com cobertas para dormirem e café da manhã. Para essa grande missão, a Pastoral conta com o envolvimento de mais de 300 voluntários de várias paróquias e movimentos eclesiais da cidade de Caxias e de outras cidades da Diocese. Contamos, também, com o apoio de muitos outros voluntários e empresários cristãos que auxiliam com a doação da alimentação, roupas, material de limpeza e higiene pessoal, e outros itens necessários. Destaca-se a assessoria da equipe técnica da Fundação de Assistência Social – FAS, do Município de Caxias do Sul, e a parceria com a ONG “Médicos de rua”, formada por um grande grupo de médicos e estudantes universitários do campo da saúde e outras áreas, que desenvolvem um precioso trabalho interdisciplinar para qualificar a oferta desta Hospedagem Solidária.

A missão da Igreja, como ensina o Papa Francisco, é estar junto dos caídos. A igreja deve ser como um “hospital de campanha” após a guerra, recolhendo os feridos que estão pelo caminho. Uma igreja samaritana, nos passos do Bom Samaritano, que é Jesus. Trata-se do nosso compromisso e responsabilidade de cristãos conscientes na construção de uma cidade mais justa e solidária, fundada nos valores do Evangelho de Jesus Cristo; Ele que veio “para que todos tenham vida, e vida em abundância” (Jo 15,15).

Se alguém sentir o chamado de Deus no seu coração para colaborar nessa missão, entre em contato conosco! Todos são muito bem-vindos para essa profunda experiência de amor a Deus e ao próximo!