FECHAR
Popup
 
 
 
Tem como fundador o Padre Alfonso Pastore. Em abril de 1990, oito casais de nossa Paróquia participaram do 20º ECC de Porto Alegre e, em agosto do mesmo ano, mais dezoito casais participaram do 21º ECC no Santuário Nossa Senhora do Trabalho. Sendo que esta passou a ser a Paróquia Madrinha. 

Com a autorização do Bispo D. Paulo Moretto aconteceu o 1º ECC na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 1990, com a participação 27 casais.

O 1º Diretor Espiritual foi o Padre Claudio Jose Pessoli e o coordenador geral foi o casal Luis Carlos e Terezinha Baguinski, que também foi o 1º Casal Diocesano de Caxias do Sul. 

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes serviu de porta de entrada do ECC em Caxias, amadrinhando o ECC para mais oito Paróquias, São Pelegrino, São Marcos, Santa Teresa-Catedral, São Leonardo Murialdo, São Ciro, Nossa Senhora de Caravaggio - Ana Rech, São José, São José - Desvio Rizzo, sendo que São Marcos  amadrinhou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Vacaria.
O objetivo é evangelizar e despertar os casais para os valores humanos e cristãos do casamento e de se colocar à disposição para a formação de outros casais no intuito de se engajarem nas pastorais paroquiais. 
O encontro é realizado no final de agosto, tendo durante o ano o reencontro com palestras, missas, evento beneficente entre outros. 
Contempla casais que visam inspirar um maior relacionamento entre o casal, para que os levem a uma maior compreensão dos filhos, a fim de que possam formar personalidade íntegra que visam os valores humanos e cristãos.