Grupo de Oração

Grupo de Oração

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e unânime oração, para que se cumpra a promessa feita tanto para os homens de ontem, quanto para os de hoje: “... acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo” (Joel 3,1a).
O Grupo de Oração da RCC é uma comunidade carismática presente numa paróquia, capela, colégio, universidade, etc., que cultiva a oração, a partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Tem na reunião de oração sua expressão principal de evangelização querigmática e que, conforme sua especificidade e mantendo sua identidade, se insere no conjunto de comunhão, participação, obediência e serviço. Pessoas engajadas na RCC, líderes e servos – através de encontros, orações e formação – buscam “fazer acontecer um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, com a família, com a Igreja e a comunidade”.

“O objetivo do Grupo de Oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10b)”.

Grupo de Oração Nossa Senhora de Lourdes: terças-feiras, às 14h, na Igreja de Lourdes

Grupo de Oração Servos do Senhor: terças-feiras, às 20h, na Igreja de Lourdes

Grupo de Oração Chagas de Cristo: quintas-feiras, às 20h, na Igreja Santo Sepulcro


Grupo de Amigos Canção Nova

Os Grupos de Amigos Canção Nova são compostos por pessoas que, contagiadas pelo carisma Canção Nova, levam a mesma graça para o meio em que vivem, cidade, estado, região. O amigo é o guardião do patrimônio da Canção Nova (Rádio, TV, livraria, transmissor etc.).

 “Os Grupos de Amigos da Canção Nova são os braços da obra, para que ela possa alcançar lugares aonde a comunidade de Vida e Aliança não tem possibilidade de ir, apesar dos meios de comunicação. Eles existem para que a Canção Nova chegue mais longe, penetre todas as realidades e contagie com o Evangelho todos os tipos de atividades do homem.” – Mons. Jonas Abib.

Os Grupos de Amigos atuam em seus respectivos estados em comunhão com o Bispo Diocesano local e com todo o clero. Em alguns lugares, temos padres ajudam na direção espiritual, em sintonia com as direções da Canção Nova em Cachoeira Paulista/SP.

Cada grupo ajuda no desenvolvimento e manutenção dos projetos e iniciativas da Fundação João Paulo II, como rádio, livraria, bazar e clube da evangelização, e promovem peregrinações a Cachoeira Paulista. Entre as atividades de evangelização em suas cidades, destacam-se eventos como: retiros, kairós, missas, shows, promoções, etc.
Grupo de Amigos Canção Nova Caxias do Sul: terças-feiras, às 20h, na Igreja Santo Sepulcro
Outros momento de oração:

Hora da Misericórdia: quartas-feiras, às 15h, na igreja de Lourdes

Adoração Eucarística: 1ª e 3ª quinta-feira do mês, às 17h30min, na Igreja de Lourdes

Récita do Santo Rosário: 1º sábado do mês, às 15h, na Igreja de Lourdes

Ordem Terceira Franciscana
Reunião: 3º sábado do mês, às 15h30min, na Cripta da Igreja de Lourdes
OFS - A Ordem Franciscana Secular tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. Hoje a OFS configura como uma união orgânica de todas as Fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis católicos (jovens, solteiros, casados). Nelas, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular, são empenhados pela Profissão a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante uma Regra confirmada pela igreja.
 
No Brasil, a OFS historicamente está ligada aos Frades da primeira Ordem e abrange todo o território nacional. Ela está organizada em dezesseis Regiões, com cerca de 582 Fraternidades, e aproximadamente 18.000 Franciscanos Seculares em todo o país. No mundo a OFS está presente em 72 países com cerca de 430.000 Franciscanos Seculares Professos e mais de 50.000 inscritos na Juventude Franciscana (JUFRA) presentes em mais de cem países nos cinco continentes. 

A missão da OFS, preferencialmente, atende a família, o mundo do trabalho, a promoção da justiça, defesa da ecologia e a inserção nas pastorais. É uma escola de cidadania, de santidade e um celeiro de vocações religiosas e sacerdotais. Por sua vez, a formação de um franciscano secular compreende de um período de iniciação, de formação inicial e a formação permanente.

O Carisma

Cristo: é o centro da Fraternidade. É ele que nos reúne e nos faz sentir irmãos, levando-nos a nos amar como irmãos.
Evangelho: no Evangelho, a fraternidade encontra a pessoa de Cristo e sua Palavra. O modo concreto para viver o Evangelho é passar do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho (Regra 4)
Francisco: é o modelo que nos ensina como fazer do Cristo o centro de nossa vida, imitando sua vida e vivendo a sua Palavra.